quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Tradição única

Jordões

































































































Em homenagem a S.João realiza-se por altura dos santos populares, uma manisfestação de cariz religiosa associada a alguns elementos pagãos.
Uma tradição que se tem vindo a perder,mas que, talvez precisamente por isso, tem vindo a ganhar força nos últimos anos em Pias, a única localidade em todo o país onde esta tradição se mantém viva.
Para além de ser motivo de grande orgulho das gentes da terra, os Jordões têm feito as delicias de alunos de Ciências Socias e de alguns estudiosos, que se têm dedicado á descoberta do simbolismo que encerra, ao seu significado religioso, ás alterações que tem vindo a sofrer ao longo dos tempos.
Antigamente em cumprimento de promessas feitas a S.João, por terem seus filhos de volta da guerra, havia muitos Jordões, hoje isso não acontece.
O Jordão pretende ser uma recriação do ambiente do Rio Jordão, onde os visitantes se purificam com água benta. Com muito orgulho este ano tínhamos mesmo água do Rio Jordão, que nos foi oferecida por uma visitante aquando de uma visita à terra Santa (Israel).
Uma divisão da casa é integralmente forrada de folhas de faia e de palmeira, e decorada com flores coloridas, figuras de São Pedro, Santo António e São João adornam as paredes. O tecto forrado com folhas de faia é também decorado com fitas e balões de papel. A parede central tem um altar dedicado a São João e um amplo reciente com água benta. Nos dias em que se celebram os santos populares, grupos de homens e mulheres vão visitar os vários Jordões cantando as tradicionais quadras. No final, os cantadores comem tremoços, favas fritas e bebem cerveja ou vinho. Depois seguem rumo aos mastros, onde os bairaricos duram pela noite dentro.
A realização dos "Jordões" Em Pias é uma tradição muito antiga.Crê-se que esta tradição teve inicio quando da emigração para o continente Americano. E como Pias pertencia á freguesia de S.João Batista de Moura as promessas eram feitas ao santo padroeiro.
Uma tradição muito trabalhosa, pois uma pessoa sózinha não é capaz de a realizar.
Vou escrever algumas quadras que os vizitantes cantam quando vizitam o "Jordão".


São João baptizou Cristo,
Cristo Baptizou João
Foram os dois baptizados
lá no rio do Jordão.


Quem quizer, ver maravilhas
Vá ao rio do Jordão
Verá Cristo de joelhos
Baptizando São João


Ó Baptista ó Baptista
Ó Baptista não te esqueças
Que este Jordão foi armado
Para pagar uma promessa.


Este Jordão está tão lindo
Quem o fez tem mão de artista
Num lindo quadro sorrindo
Está São João Baptista.

Eu já fiz 3 Jordões na minha garagem, é muito trabalhoso, mas ao mesmo tempo é das experiências mais gratificantes que já tive.

4 comentários:

milita disse...

desconhecia esta tradição Barbara, mas pelo que vi nas imagens deve ser extremamente belo...Parabens ao pessoal de Pias que faz esta tradição manter se viva. bjs

aninhas disse...

Deve ser uma festa muito bonita e emocionante. Nunca vi,mas se DEUS quiser há-de haver oportunidade para assistir numa próxima festa. Barbara, tás de parabens....

cascavelinha disse...

Bonita tradição...vale apena o trabalho...
bjs

zekinhas disse...

Muito bonito, parabéns...já vi que a Bárbara possu muitas habilidades, ehehehe

Beijo

Zé Eduardo